Barreirinhas - Maranhão - Brasil

 BARREIRINHAS, Paraíso do Ecoturismo e das Atividades de Subsistência.

Foto: @raimundo_cleyton,  (avenida Beira Rio, centro de Barreirinhas, hora da chegada do peixe.)


A cidade de Barreirinhas, localizada a 270km da capital São Luís do Maranhão, 10km do campo de dunas dos Lençóis Maranhenses. Possui uma vasta estrutura em hotéis, pousadas, resorts, hostel, casa por temporada, empresas de turismo e uma grande rede de restaurantes, tudo para fazer a estadia dos visitantes cada vez mais confortável.

No entanto, Barreirinhas, apesar de toda modernidade, ainda é possível se estar muito próximo da natureza, ou seja, pode-se visitar pontos diferentes, em ambientes e paisagens. A cidade é cercada por pequenos rios, que juntam-se ao leito principal do rio Preguiças, ou até mesmo circundam a cidade até desaguar na bacia dos Pequenos Lençóis ou dos Grandes Lençóis. 

A própria sede possui uma imensa duna formada no centro da cidade, criando uma grande praia de água doce em sua base, com vista para uma linda paisagem formada pelas palmáceas que compõem as margens do Rio Preguiças.


Foto: Felipe, vista das palmáceas no amanhecer 


A localização geográfica da cidade, nos da a oportunidade de ter acesso a diferentes configurações de paisagens, praias do oceano Atlântico, deserto, lagoas e rios.
O município possui cerca de 60 mil habitantes. Nosso território compreende boa parte dos locais mais visitados nos Lençóis Maranhenses.

Com parte da economia voltada principalmente para o turismo, ainda assim, falta muito para alcançarmos todas as pessoas da região, apesar do money que entrar na cidade, muita gente ainda vive de atividades de subsistência. 

O turismo expande a cada ano, devagar, nós como participantes desta cadeia, fomentamos a entrada e o envolvimento de todas pessoas da região, para que de alguma forma todo esse aquecimento possa atingir todos os moradores esquecidos pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.


foto: @raimundo_cleyton, Equipe Costa Leste, recolhendo os equipamento no fim da expedição de caiaques na praia do Caburé - Barreirinhas.

Novas atividades turísticas começaram a entrar em cena, fruto do desenvolvimento, um seguimento muito interessante agora faz parte do trade turístico local, as expedições de caiaques promovidas por Costa Leste EcoAventura. Atividades que contemplam a relação pessoa/Natureza, aproximando o participante cada vez do meio ambiente de forma consciente. 


@raimundo_cleyton - autor do artigo - @costalesteecoaventura - Quer saber mais sobre esta região, escreva para rdocleyton@gmail.com






   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLUTUAÇÃO NO RIO PREGUIÇAS - ECO-BOIA - BALNEARIO TAMBORIL

MELHOR ÉPOCA DAS LAGOAS NOS LENÇÓIS MARANHENSES